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domingo, 24 de janeiro de 2010

A língua como identidade cultural


A alguns anos o estudo e o ensino da língua Portuguesa era embasado no Português de Portugal, enfocando suas regras e emprego, todavia, após quinhentos anos de colonização chegou-se a conclusão que já é tempo de rompermos com este paradigma. Tomando por base os estudos de Antonio Marcursi, começamos a rever estes dogmas e dar ao ensino da língua materna o valor de registro cultural , atribuindo a ela uma maior valorização.Procurando resgatar e promover a identidade cultural de cada falante. Reconhecendo que nesta manifestação linguistica, nos defrontamos com o verdadeiro registro do falar de um povo.
Assim espera-se que nossos companheiros professores da língua materna passem a revigorar suas práxis e inaugurar um novo tempo em suas performaces, encarando o falante como o verdadeiro detentor do registro da história e da evolução linguistica de um povo.
Para tanto, esperamos que estes possam encarar a abordagem das variantes linguisticas de forma a promover um estudo com base no registro filológico da língua, buscando a sua origem, detectanto, analisando e registrando suas mudanças ao longo do tempo e não mais apenas o registro fonético (quando muito).
A evolução da vida como um todo ,encontra-se no poder de decidirmos apenas uma coisa... Seremos autores das mudanças ou meros espectadores?

Um comentário:

  1. Como professora de Língua Portuguesa gosto de inovar em minhas atividades para tornar minhas aulas mais atrativas, assim nas oitavas séries nos propusemos a investigar as origens da língua portuguesa, partindo das suas diversidades, variações e contribuições lingüísticas para o enriquecimento de nosso vocabulário. Definimos a origem e as variações do ponto de vista fonético, geográfico e histórico mediante um estudo interdisciplinar, abordando a colonização do Brasil e as regiões de ocorrência dos dialetos e sotaques que ocorrem no instante da fala, interferindo na comunicação e no registro escrito. Realizamos o estudo de texto das letras de músicas procurando decifrar as mensagens que ora enfocam situações sociais, políticas e emotivas, de forma que a língua escrita amparada pela literatura ultrapassa a fronteira do tempo e do espaço. Desta feita, realizaram-se apresentações voltadas para a análise dos textos tendo como pressuposto o contexto histórico, trabalhando de forma interdisciplinar, atendendo a exigência da secretaria na seleção de conteúdos elencada para o bimestre, que seja: dentro do enfoque de Leitura e interpretação de textos. Estímulo a leitura e interpretação através dos temas transversais diversos: Realizando leituras silenciosas e orais socializadas em debates e comentários construídos mediante a construção e interpretação dos significados dos textos.Percepção da importância do contexto na construção do sentido do texto: Pesquisa e debate sobre saúde e prevenção de doenças mediante um comportamento responsável diante da vida.
    As apresentações das oitavas séries foram realizadas tendo dois grupos por vez e definidas em ordem cronológica ( 1960/1970;1970/1980;1980/1990;1990/2000;2000/2010). Todos os grupos enfocaram o contexto histórico da década e aproveitaram para revelar seus talentos artisticos cantando , dançando e tocando. Foi um momento mágico!!! Estão todos de parabéns!!!

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